top of page

ATR lança trilha para "Encouraçado Potemkin"

Com apoio da Lei Aldir Blanc, no projeto ATR sonoriza o filme Encouraçado Potemkin, obra lançada em 1926 e dirigido por Sergei Eisenstein, o trio busca oferecer com uma experiência contemplativa e híbrida entre cinema e música, com a sincronização da trilha sonora inédita e na íntegra de um dos maiores clássicos do cinema russo e mundial. A sessão completa será exibida no canal do Youtube, com estreia na quinta-feira, dia 25 de fevereiro, às 20h, e ficará disponível gratuitamente a toda população.



Crédito: Luz Vermelha


Durante a trajetória artística do grupo, os músicos sempre tiveram como principal proposta explorar estruturas, evitando prender suas composições a formas fixas ou estilos definidos. Seus 6 trabalhos autorais são a mostra dessa versatilidade musical, que tem como resultado uma circulação de quase 400 shows pelo Brasil, América Latina e Europa.


Paralelo a esse histórico, a banda, que tem formação em audiovisual, criou o projeto Aparelho Diegético, com o intuito de sonorizar filmes e vídeos executando uma trilha sonora inédita com grande espaço reservado ao improviso. Com esse projeto, a ATR realizou o Regen Remix, feito em parceria com Vj Ocari e Jovem Palerosi, e Laguna Sampler, construída sobre colagens e recortes experimentais da Vj Ya B.Dealer.


De volta às suas raízes, no projeto ATR sonoriza o filme Encouraçado Potemkin, o grupo constrói possibilidades e significados sonoros diante de um marco histórico que aconteceu em 1905, na Rússia Czarista, em que o levante iniciado pelo navio de guerra Potemkin pressagiou a Revolução de 1917.


O filme pertence ao domínio público e já foi apresentado pela banda com a trilha sonora executada ao vivo no Sesc Jundiaí (São Paulo), MIS (Florianópolis/SC), Sesc Araraquara (São Paulo), Vila Container (Belém/PA), Sesc Santo Amaro (São Paulo) e Camaleão Cultural (Curitiba/PR).


Para este novo projeto a proposta foi gravar, finalizar e distribuir a trilha completa. Em uma sessão online com duração de uma hora e doze minutos, o público entrará em contato com uma atmosfera imersiva, permeada pela música eletrônica, com elementos da synthwave, samplers e camadas que trazem à tona a tensão da revolta popular diante da repressão na Revolução Russa em 1905, na qual Sergei Eisenstein mostra como a luta por justiça social perpassa a história da nossa civilização, sendo um tema ainda tão atual.


Além da sincronização, a trilha sonora também será lançada como álbum nas principais plataformas digitais com o título Battleship Potemkin - Alternative Motion Picture Soundtrack em 14 faixas que ora ambientam as cenas com ruídos e efeitos, ora se desenvolvem em estruturas mais musicais e dinâmicas. A música de trabalho deste lançamento é “People”, trecho mais celebrativo e alegre do filme para o qual foi composta uma obra que dialoga muito com o trabalho anterior do trio.


Essa produção foi financiada por meio de recursos do Inciso III da Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural - Lei Federal n° 14.017, de 29 de junho de 2020, que dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas durante o estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo federal n° 6, de 20 de março de 2020 e nas condições e exigências estabelecidas no Edital.


Ficha técnica


Trilha sonora sincronizada

Estreia 25 de fevereiro às 20h

Youtube ATR


Composição: Eduardo Porto, Juliano Parreira e Gustavo Koshikumo

Produção musical, mixagem e masterização: Deep Leaks

Produção Executiva: Let’s GIG









Álbum

Lançamento 26 de fevereiro

Em todas as plataformas de música


Composição: Eduardo Porto, Juliano Parreira e Gustavo Koshikumo

Produção musical, mixagem e masterização: Deep Leaks

Selo: Let’s GIG

Distribuição: Altafonte

Capa: Eduardo Porto


bottom of page