top of page

Caramelows e Selma Uamusse estão juntos no single ‘Pote de Cores’

Um grupo paulista, uma cantora de Moçambique, uma homenagem ao pagode baiano e uma gravação em Lisboa. Foi a partir dessas conexões que surgiu “Pote de Cores”, novo single dos Caramelows que conta com a participação da cantora Selma Uamusse. A faixa ganha um vídeo igualmente colorido e já está disponível nas principais plataformas de streaming.

Uma potente celebração da diversidade, as cores desse pote são múltiplas. Para dar vida à ideia da música, Caramelows trabalha novamente com a artista Laura do Lago, que assinou também seu recente clipe para “Siente el calor”, mais uma colaboração internacional - com a rapper espanhola Indee Styla. A ideia para o novo vídeo partiu da vontade de contar a história do mundo sob o olhar feminino, em que o pote é também representado pelo útero. As imagens se unem e as cores se fundem, representando a multiplicidade de seres em seu caminho para a iluminação. A animação foi feita por Raíssa Laban.



Após se conhecerem em Portugal, a conexão sonora imediata dos Caramelows com Selma Uamusse se estreitou graças a um lineup compartilhado - tanto o grupo quanto a artista participavam do Festival Crespo em São Paulo. Eles, que acompanhavam Liniker nos palcos deste e outros eventos de world music pelo Brasil e internacionalmente (como Primavera Sound, WOMAD, WOMEX e outros), já se interessavam por sonoridades de África, América Latina e do oriente. A sintonia foi imediata, mas a realização dessa parceria precisou de uma conexão intercontinental.


O grupo instrumental enviou um esboço do arranjo para “Pote de Cores” a Selma. Sobre a homenagem ao “samba duro”, o pagode baiano, ela criou a letra. A oportunidade de ensaiarem juntos aconteceu uma única vez, em São Paulo.


“A musicalidade moçambicana veio densa e dramática (ainda que otimista) através das palavras cantadas por Selma. A gravação em si foi realizada a distância: os Caramelows gravaram a base instrumental em Araraquara e Selma gravou em Portugal, no estúdio Nascer do Som, na cidade de Lisboa”, lembra o baterista Péricles Zuanon.


Além dele, fazem parte da banda Eder Araújo (sax e flauta), Renata Éssis (vocais), Marja Lenski (percussão), Fernando “TRZ” Falcoski (teclas), Rafael Barone (baixo) e Wiliam Zaharanszki (guitarra). Os Caramelows têm em sua discografia o EP “Cru” (2015) e os discos “Remonta” (2016) e “Goela Abaixo” (2019) como Liniker e os Caramelows - este último, indicado ao Grammy Latino - e um EP homônimo solo, explorando sons da música latina, ritmos regionais brasileiros e world music.


Destaque no mundo todo, os Caramelows já se apresentaram em festivais como Lollapalooza Brasil, Rock in Rio, SXSW, Reeperbahn, Glastonbury e muitos outros, além de programas e web shows (Tiny Desk, Furious Sessions), bem como casas de shows por todo o lado, muitas vezes dividindo o palco ou estúdio com artistas tão diversos quanto Elza Soares, Criolo, Ziggy Marley, Metá Metá e muitos outros.


Atualmente preparando uma série de lançamentos que incluem o EP “Melows em Casa”, a já lançada “Siente El Calor”, com a espanhola Indee, e parceria com a banda paranaense Mulamba, a ser revelada em breve, Caramelows promete novas surpresas e outros caminhos para sua música continuar surpreendendo plateias por todo lugar.


Ficha técnica

Composição: Caramelows e Selma Uamusse

Letra: Selma Uamusse, Luanda Cozetti de Freitas e Renata Éssis

Dré Guines - Guitarra

Eder Araújo - Sax Tenor e Barítono

Fernando TRZ - Piano Wurlitzer e Clavinet

Marja Lenski - Percussões

Pericles Zuanon - Bateria

Rafael Barone - Baixo

Renata Éssis - Vocais

Rinaldo Santos: Trompete e Flugelhorn

Selma Uamusse - Vocais

William Zaharanszki - Guitarra

Gravação de base no estúdio seo Peri em Araraquara (SP) no dia 12 de dezembro de 2019

Gravação de sopros no estúdio Hyperbrass

Produção musical: Rafael Barone e Dré Guines

Coprodução musical: Eder Araújo, Fernando TRZ, Marja Lenski, Pericles Zuanon, Renata Éssis, William Zaharanszki

Arranjo de sopros: Eder Araujo

Engenharia de som: Dré Guines

Mixagem: Rafaela Prestes

Masterização: Igor Ferreira

Arte Gráfica: Laura do Lago Basile

Produção Executiva: Lets GIG

Concepção do vídeo: Laura do Lago Basile

Produção: Laura do Lago Basile

Animações: Laura do Lago Basile

Produção Executiva: Caramelows

Arte: Laura do Lago Basile

Figurino: Caramelows

Arte Gráfica: Laura do Lago Basile

bottom of page