top of page

Mel lança seu novo single "Cardiopulmonar"



A cantora Mel trouxe novidades às plataformas de streaming na sexta-feira, dia 13 de maio, com o lançamento do single Cardiopulmonar. A música foi escrita por Uma Pessoa, compositora travesti e amiga pessoal de Mel, e produzida pelo duo eletrônico Deep Leaks. Com sensibilidade e ousadia, Mel traz sua performance marcante para a interpretação.


“Eu decidi cantar Cardiopulmonar porque, pra mim, ela reflete a falta de expectativa e a paralisia que limitam os sonhos. Mas, na minha interpretação, dei a ela um sentido de alívio, de respiro, de um outro olhar no meio da dor. Cardiopulmonar é sobre permanência”, conta a cantora.


Desde o início de seu voo solo, Mel investiga as relações entre a cultura pop eletrônica e os ritmos brasileiros. Desta vez, a base sonora de Cardiopulmonar partiu do pandeiro, e a cantora pediu aos produtores que a percussão continuasse bem presente, buscando o sentido das batidas do coração. “Em cima da base que a Mel trouxe, começamos a levantar o arranjo, colocando piano, cordas, baixo, violão e mais camadas percussivas”, contam os produtores Juliano Parreira e Gustavo Koshikumo do duo Deep Leaks. “Tem algo de baião, de batuque de umbigada, de ciranda. É uma mistura de ritmos brasileiros com uma pegada pop.”


Cardiopulmonar encontra um ar festivo, mas a ambientação de vozes e melodias busca o lado melancólico que também faz parte dela. Em uma parte da música, Mel escolhe declamar um texto, trazendo um pouco da relação entre música e poesia que também experimentou nos projetos “O Medo” e “O Cabelo”: “Durante meu estudo nessa música, senti que havia espaço para trazer um texto-poema meu. Acredito que a declamação leva a gente para outro lugar, e essa quebra é interessante”.


A capa foi pensada e fotografada por Ivan Erick, que fez todas as capas dos trabalhos solo de Mel até o momento. Na concepção, vemos a conversa entre o coração e a placenta, trazendo bastante a ideia da palpitação, do que é vivo e pulsante.


“Acredito que Cardiopulmonar finaliza um ciclo e, por finalizar, também inicia. É uma música que, pra mim, é um marco e um hino de salvação e abundância de vida. O disco, que está no forno com produção de Nave e Fejuca, vem numa outra pegada, numa construção mais popular, abraçando mais minhas raízes”, finaliza a cantora, que se prepara para o lançamento do projeto em breve.





Cardiopulmonar - Ficha Técnica


Intérprete: MEL

Composição: Mel Gonçalves e Uma Pessoa


Selo: Let’s GIG

Produção musical: Deepleaks

Músicos: Gustavo Koshikumo e Juliano Parreira

Backing vocal: Uma Pessoa


Capa:


Fotografia - Ivan Erick

Retouch - Philipe Mortosa

Assistente de foto - Gael Oliveira

Cenografia- Jean Labanca

Beauty - Andre Mattos

Estudio - Iude Richelle

Assist de cenografia -

Phellipe Bellentani

Pedro Vilaça


bottom of page