top of page

Tuyo faz shows inesquecíveis no SXSW 2022


Show no St David’s Historic Sanctuary


Por mais um ano, a Let’s GIG desembarca em Austin, no Texas, para acompanhar artistas do roster no queridinho festival South by Southwest (SXSW). Desde 2017, temos o prazer de incentivar e estar junto nesta presença tão importante para a internacionalização das carreiras.


Desta vez, acompanhamos a banda Tuyo, que fez três grandes shows na programação de 2022 e rendeu elogios de um dos principais veículos de Austin. Depois de tocar na noite de abertura do Festival de Música, em uma das festas mais disputadas desta edição, dê uma olhada nas palavras bonitas que a jornalista Christina Garcia usou para descrever a energia da apresentação na igreja St David’s Historic Sanctuary, segundo show da banda no festival:


Leia a matéria completa aqui.


Tradução livre:


Banda brasileira Tuyo leva público ao êxtase com canções sobre a vida


Eu não consigo traduzir o que as letras em português das canções da banda de indie pop brasileira Tuyo dizem, mas o trio sabia que a maioria das pessoas não entenderia e mesmo assim levou às lágrimas o público na terça à noite durante o show na St. David’s Historic Sanctuary. “Mesmo se você não consegue entender, você consegue sentir”, disse a vocalista Lio enquanto dava tapinhas no rosto como se dissesse “Não posso acreditar que isso é real”, nos intervalos entre as faixas. Lio entregou as músicas contando histórias tanto com expressões corporais quanto através da sua rica voz ou pelos sons eletrônicos e de hiphop que suavemente criavam um ambiente cheio de emoção e calor. “Estas são as músicas da minha vida”, disse ela, batendo na bateria e depois jogando as baquetas para trás numa postura quase que brincalhona. Ela e sua irmã, Lay Soares, cantavam como se estivesse aliviando um fardo, ou compartilhando cuidadosamente suas histórias. “Que história engraçada”, disse Lio, tendo concluído uma música, enquanto Lay levantava a manga de sua camiseta para esfregar delicadamente a tatuagem em seu braço, como se estivesse relacionada. Quando Lio anunciou a música final, seu público brasileiro soltou um grito e, em seguida, invadiu os bancos da frente, extasiado pelos grandes momentos pop desta pequena banda que parece feita sob medida para o tipo de programação animada para um palco eletrônico de um festival no Zilker Park.


E essa não foi a primeira vez que a banda impressionou os jornais estadunidenses no SXSW. No ano passado, a Tuyo participou da edição online do festival e foi escolhida como uma das 15 melhores apresentações pelo New York Times!


Em uma programação de centenas de artistas do mundo inteiro, é de se aplaudir que o trio tenha chamado atenção do renomado veículo.


Leia a matéria completa da Rolling Stone aqui.


A programação da banda nesta edição terminou com um show no bar Augustine, junto a uma ótima seleção de bandas indies americanas, e saiu do evento com vários convites para shows especialmente pelos Estados Unidos, Canadá e América Latina. Em breve vocês ouvirão muito sobre as aventuras internacionais do trio que já se prepara para tocar na Europa ainda este ano.


Let’s GIG no SXSW


O festival acontece desde 1987 em Austin e reúne programação de música, cinema e tecnologia, recebendo o título de maior festival de inovação do mundo. Nesse sentido, é um dos mais importantes pontos de encontro entre artistas e festivais, produtores, selos, jornalistas e profissionais do mercado internacional.


Em 2017 e 2018, acompanhamos o grupo Liniker e os Caramelows até Austin, investimento que rendeu grande êxito: em menos de 5 anos, a banda realizou shows em mais de 30 países, contrato com editora internacional, uma indicação ao Latin Grammy e a seleção para importantes feiras de negócios que posicionaram o grupo mundialmente.


Em 2019, acompanhamos Luedji Luna, que também fez shows memoráveis que abriram oportunidades para diferentes relações no mercado internacional. Infelizmente, a pandemia da Covid-19 freou este processo e trouxe o cancelamento de algumas turnês.


Esta presença anual da Let’s GIG no SXSW faz parte de uma longa estratégia da agência de investir na internacionalização de carreiras artísticas, ampliando as possibilidades de negócios tanto na música ao vivo quanto na criação de pontes institucionais.

Ricardo Rodrigues, gestor institucional e responsável pelas parcerias internacionais da Let’s GIG, esteve por lá com a banda Tuyo e contou um pouco sobre a história do Festival e a experiência deste ano em uma live no instagram, direto de Austin. Assista aqui.



1. Show na abertura do festival; 2. Show no St. David’s Historic Sanctuary; 3. Show no bar Augustine; 4. Ricardo Rodrigues, da Let's GIG, no painel do SXSW.




bottom of page