top of page

Tuyo completa mais uma mini turnê internacional com destaque para showcases no Primavera Sound



Até o começo de 2020, a internacionalização era uma das principais pautas para artistas da música. A pandemia foi um grande choque e fez com que muitos planejamentos fossem adiados. Felizmente, este ano estamos vivendo a retomada dos eventos e voltar a circular no exterior é uma das grandes conquistas nesse sentido.


O trio curitibano Tuyo completa sua segunda mini turnê no exterior em 2022, e vem tendo uma ótima resposta nas inserções internacionais. Em março, se apresentaram no festival SXSW, nos Estados Unidos, e agora em junho marcaram presença no Primavera Sound Pro, em Barcelona, e em casas de show em Lisboa e Porto.


O gestor de agenciamento internacional da Let’s GIG, Ricardo Rodrigues, acompanhou a banda nas duas viagens. “Nosso objetivo com essas turnês menores foi colocar em pauta o nome da banda depois do período de pandemia. Participamos de eventos onde acontecem encontros do mercado para construir uma tour maior em 2023. Desde a ótima repercussão no SXSW e agora no Primavera Sound Pro, propostas e possibilidades estão surgindo, e está ficando cada vez mais claro o potencial da banda fora do país.”


A mini turnê da Europa foi planejada a partir do convite para participar do Primavera Sound Pro, em Barcelona, que é uma programação de showcases do Primavera Sound voltada para o mercado da música. O Brasil já participa dessa programação há alguns anos e, em 2022, além da Tuyo, se apresentaram as bandas Pluma e Bala Desejo.


Este ano, a curadoria das bandas brasileiras foi feita pelos festivais Bananada e Nômade SP. “Curtimos muito o convite porque, além de participar do Primavera Pro durante a semana, existe um palco dentro do festival no final de semana chamado Night Pro, onde essas bandas tocam ao lado dos grandes palcos, onde estão as principais atrações do festival.”, conta Ricardo.


Tuyo comenta nas redes sociais: “Mais um espetáculo da Tuyo aconteceu e foi intenso como tem que ser! A voz embargada de felicidade por ter o trabalho reconhecido e pela maluquice que é a comunicação que se baseia só em nota musical! Quando eu era adolescentinha lembro de cantar um monte de música em inglês sem entender bulhufas e me emocionar. Estar agora do outro lado de quem canta pra quem não entende uma vírgula em português mas chora como se tivesse sacando cada palavra é o duo lingo da emoção. A GENTE TRABALHA É COM EMOÇÃO.”


A banda aproveitou o convite e já planejou dois outros shows em Portugal: em Lisboa, na casa noturna Music Box, e em Porto, na casa Plano B. Os dois espaços são conhecidos por terem olhares atentos aos novos nomes da música, e acompanham o que acontece na cena brasileira. “Foi muito bacana porque conseguimos ter um público fã da Tuyo presente, então deu pra ver que o som já chegou em Portugal.”


A Tuyo lançou no dia 01 de junho sua primeira música em espanhol, “Soledad”, e já se prepara para construir a turnê de 2023, passando por mais cidades e países da Europa, Estados Unidos e Canadá.



Fotos: Hara Amorós


bottom of page