top of page

Mel vence na categoria “Pioneirismo” no Prêmio Pajubá 2023

Urias e Erika Hilton foram outras personalidades premiadas no “Transbaile”, evento que celebrou a comunidade trans em São Paulo


A primeira edição da festa Transbaile aconteceu no dia 13 de junho na casa de show Blue Note em São Paulo. O evento foi idealizado pelas influenciadoras digitais Giovanna Heliodoro e Bielo Pereira como um espaço de celebração e comemoração das existências e potências artísticas de pessoas trans.

Dentre as atividades da noite, aconteceu o Prêmio Pajubá que honrou pessoas que se destacam na luta brasileira pela visibilidade trans em sete categorias. A cantora, influenciadora e apresentadora MEL venceu na categoria Pioneirismo!


Mel Gonçalves, natural de Goiânia, é mulher trans, cantora, compositora e apresentadora Foi a primeira mulher trans a frente de uma banda na cena brasileira, iniciando sua carreira como vocalista da Banda Uó, conquistando uma legião de fãs com hits como “Arregaçada”, “Catraca”, entre outros. A artista também tem trajetória como apresentadora, tendo participado do Estação Plural, primeiro programa LGBTQIA+ em rede aberta, exibido pela TV Brasil. Em 2020, fez uma temporada como apresentadora no canal MEL.TV na Twitch TV com convidados de todo o país trazendo os temas mais atuais do mundo LGBTQIA+ e dando visibilidade a novos artistas em plena pandemia. Em paralelo ela vem ministrando diversas palestras e debates sobre as principais discussões sobre diversidade, cultura, arte e transformação. Atua também como mestre de cerimônia de importantes eventos como a Virada ODS, organizada pela ONU, PNUD e Secretaria Municipal de Relações Internacionais da cidade de São Paulo, que também aconteceu neste mês de Junho.

Mel começou a carreira solo com a faixa “A Partir de Hoje”, com produção de Felipe Cordeiro, Nelson D e PatrickTor4. Em 2021 lançou versões de Mutante, de Rita Lee, e Emoriô, de Gilberto Gil e João Donato. E circula hoje com um show que apresenta essas, hits da Banda Uó, outras versões e faixas inéditas. Seu álbum de estreia está previsto ser lançado em breve e tem como produtores musicais Nave e Fejuca.


Mel recebendo o Prêmio Pajubá na Categoria Pioneirismo


Confira abaixo a lista de vencedoras e vencedores da primeira edição:

Honraria de Trans do Ano: Erika Hilton;

Pioneirismo: Mel;

Acolhimento: ANTRA (Associação Nacional de Travestis e Transexuais) e IBRAT NACIONAL (Instituto Brasileiro de Transmasculinidades);

Intelectualidade: Leonardo M. B. Peçanha;

Excelência: Jonas Maria;

Influência do Ano: Ve Collen;

Artista: Urias.


Entre as presentes no evento, estavam as cantoras Liniker, Tássia Reis, Traemme, Isma e Vita; os cantores Akin Zahin, Kaique Teodoro e Hodari; a apresentadora Foquinha, a deputada federal Erika Hilton e a deputada estadual Erica Malunguinho; os influenciadores Eduardo, Fih, Vitor Di Castro, Spartakus, entre outros.



Fonte: Gay Blog BR


Comentários


bottom of page